segunda-feira, 4 de julho de 2011

Hospital reabre as portas com assinatura de convênio




Com a assinatura do contrato para prestação de serviços de plantão, o Hospital Passo do Sobrado reabriu suas portas. Atuando como clínica ambulatorial desde dezembro do ano passado, a instituição voltou a atender normalmente nessa sexta-feira. O convênio firmado com a Prefeitura garante atendimento de segunda a sexta-feira, das 17 às 7 horas. Nos fins de semana e feriados, o plantão de urgência e emergência será de 24 horas. Pelo convênio, o município vai repassar R$ 49.987,68 por mês ao estabelecimento de saúde. As consultas médicas, nos dias de semana, começam às 19 horas.
A assinatura ocorreu na tarde de quinta-feira. Aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde no início da semana, o convênio passou a valer nessa sexta. O ato de assinatura do contrato teve a participação de autoridades políticas locais, membros do Conselho Municipal, comunidade e o coordenador da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Paulo Augusto Gomes.
O coordenador da 13ª ressaltou a postura do governo na atenção básica de saúde e garantiu continuar buscando auxílio para a instituição. “O próximo passo será agilizar o encaminhamento burocrático para transformar este estabelecimento em um hospital de pequeno porte”, afirmou Gomes. Na visão do presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Kroth, a reabertura do hospital simboliza um marco para Passo do Sobrado. “Como cidadão deste município, este é um momento de orgulho”, disse.
No depoimento do administrador do hospital, o médico Paulo Abrahão, ficou expressa a vontade de trabalhar. “Comemoramos um ano da nossa inauguração. Agora também temos a reabertura, 24 horas por dia. Gostaria de agradecer às autoridades políticas, ao Conselho de Saúde. Estamos demonstrando que podemos prestar um serviço de qualidade para a população a partir da parceria público-privada”, disse Abrahão.

TRABALHO COLETIVO
O presidente da Câmara, Valdenir Linche, fortaleceu os votos de apoio à instituição. Segundo ele, a Câmara apoia a iniciativa do convênio. Logo em seguida, o vice-prefeito Gilberto Weber relembrou os períodos conturbados após o fechamento do hospital em dezembro passado. “Quando, há um ano, se anunciou a abertura do hospital, isso trouxe uma enorme alegria para todos em Passo do Sobrado. Meses depois, com as dificuldades financeiras, foi anunciado o fechamento. Diante disso, nos empenhamos para buscar recursos e agilizar processos junto ao governo estadual. Agora vamos falar de futuro, pois conhecemos a história do médico Abrahão e do seu sonho em construir esse hospital”, disse Weber.
O prefeito Carlos Gilberto Baierle (Caio) ressaltou o trabalho coletivo na busca por uma solução ao caso. “Hoje é um dia leve. Todas as dificuldades e críticas que sofremos, quando o hospital anunciou o fechamento, serviram como estímulo. Nós trabalhamos de maneira intensa para efetivar esse contrato, levamos o debate para diferentes esferas da sociedade e de forma coletiva decidimos repassar o plantão ao hospital”, desabafou Baierle.
Atendimentos
Com a reabertura do hospital, além do atendimento à população em regime de plantão, também foram criados 20 empregos diretos. “Desde essa sexta-feira já contamos com a equipe completa, com enfermeiros padrões, técnicos, além de atendentes e serviços gerais”, conta Paulo Abrahão. Pelo contrato, serão prestados serviços de observação, medicamento, consultas médicas, procedimentos ambulatoriais, deslocamentos (remoções) e atendimento em enfermagem. Os atendimentos devem ser caracterizados como urgência (ocorrência perigosa, de aparecimento rápido, que necessita de solução em curto prazo) e/ou emergência (ocorrência ou situação perigosa, de aparecimento súbito e imprevisto e que necessita de imediata solução).
Quanto às internações, estas permanecem direcionadas ao Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, por ser a referência microrregional. Em Passo do Sobrado, serão feitas observações nos períodos de plantão, com o máximo de 12 horas em dias da semana e de até 24 horas nos fins de semana e feriados.
Horários
O atendimento de plantão agora será no Hospital Passo do Sobrado, na Rua São José, 240. O telefone é (51) 3730 1122. Nos dias da semana, será a partir das 17 horas até as 7 horas. Nos finais de semana e feriados, o atendimento será nas 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário