segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mais 1,5 mil pessoas participaram da 6ª Conferência Estadual de Saúde


Durante os quatro primeiros dias de setembro, mais de 1,5 mil pessoas, entre profissionais de saúde, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) estiveram em Tramandaí para definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde pública. O Conselho Estadual da Saúde (CES), em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), promoveu a 6ª Conferência Estadual da Saúde – “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”.


A Conferência, que foi aberta oficialmente na última quinta-feira (01/09), contou com  a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha e do secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni. Todos os discursos de abertura foram focados na valorização do papel dos profissionais, gestores e usuários do SUS.


O presidente do CES, Paulo Humberto da Silva, relatou sobre o desafio que é a participação popular, para que as ações implantadas pelos gestores estejam em sintonia com o que objetivam também os usuários e profissionais. Em sua fala, Padilha destacou que, neste ano, o Brasil já realizou mais de quatro mil conferências de municipais. No Rio Grande do Sul, foram mais de 400 realizadas.


Relatório –  Quatro escolas de Tramandaí receberam, durante todo o sábado (03/09), os participantes da Conferência, que aprovaram ou excluíram, em regime democrático, artigos do relatório gaúcho em prol da saúde– que será apresentado em Brasília. O documento final foi aprovado por ampla maioria de votos.


Delegados – Neste domingo (04/09), foram homologados os 144 delegados que irão representar o Rio Grande do Sul na 14ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorre entre os dias 30 de Novembro e 4 de dezembro de 2011, em Brasília.


Em seu discurso de encerramento, na manhã de ontem, Ciro Simoni, destacou o fluxo harmônico do evento e a unidade de posições que ocorreu durante a Conferência. “A aproximação do Controle Social com o Ministério da Saúde e a SES, e as discussões pertinentes para a melhoria do SUS, destacou ainda mais o sucesso deste evento.” O titular da Saúde, ainda informou que o governo do Estado tem o objetivo de cumprir o uso dos 12%, do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, na Saúde. “Com ou sem a aprovação da Emenda 29, o RS vai aplicar aquilo que é seu dever. O governador, Tarso Genro está engajado em cumprir esta meta de governo.


Os objetivos do evento foram o de fortalecer o Controle Social no SUS do RS e, entre outros, garantir formas de participação dos diversos setores da sociedade. As discussões foram baseadas em três eixos: Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade equidade; Participação da comunidade e controle social; e Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).









Nenhum comentário:

Postar um comentário