sexta-feira, 20 de maio de 2011

15 Anos do Fórum de Saúde Mental reuniu cerca de 800 pessoas

Na última quarta-feira dia 18 de maio, na cidade de Mato Leitão ocorreu o XV Fórum de Saúde Mental. O evento reuniu em torno de 800 pessoas entre usuários, familiares, trabalhadores em saúde, educação, assistência social, Emater, SIS-UNISC, entre outros. Registramos um destaque especial a participação há 8 anos da Associação de familiares e amigos de bipolares de Santa Maria (AFAB) ligada ao ambulatório de transtorno de humor do Hospital Universitário de Santa Maria que neste evento foi convidado para fazer parte do “ Bolo Vivo” como reconhecimento da iniciativa de integração com efetivada com esta região de saúde.
A programação iniciou às 9 horas, onde os participantes puderam participar do chá compartilhado. Em seguida houve a abertura oficial com o pronunciamento das autoridades presentes que saudaram calorosamente os participantes do Fórum. Dentre as autoridades esteve Angelo Staub representando a 13 ª Coordenadoria Regional de Saúde que afirmou que o trabalho desenvolvido no Vale do Rio Pardo se destaca em todo o Estado, com proposta de cuidado intersetorial, com rede ampliada e organizada com fluxos e regulação.
O Prefeito de Mato Leitão Carlos Alberto Bohn, ao abrir oficialmente o evento falou da importância para a cidade sediar este grandioso encontro. “É um orgulho muito grande para a Cidade das Orquídeas receber tantas delegações num evento que marca os 15 anos deste trabalho na área da Saúde Mental” afirmou.
Após a abertura deu-se inicio ao show de talentos, onde os usuários dos serviços de saúde mental puderam mostrar suas habilidades em dança, canto, teatro, recitação de poemas e outros.  As 11h30min foi servido um delicioso almoço oferecido com a participação da comunidade, e após seguiram as apresentações, individuais e em grupo.
Enquanto algumas pessoas faziam a sua apresentação, outros se preparavam para participar do “Bolo Vivo” em homenagem aos 15 anos de conquistas na implementação da Reforma  Psiquiátrica, onde os artistas principais foram os usuários de serviço de Saúde Mental. Com o auxílio de equipe de cabeleireiras e maquiadoras da cidade de Mato Leitão os 15 casais participantes receberam uma produção diferenciada, com direito a maquiagem e penteado.
Segundo a psiquiatra Martha Oliveira Noal que foi uma das idealizadoras do Fórum de Saúde Mental, este evento é esperado o ano inteiro pelos usuários e é importante para a reintegração e inserção social dessas pessoas. “Não tenho palavras para explicar o sentimento dessas pessoas em poder estar aqui fazendo novas amizades, e ainda participando do show de talentos, que para muitos é a idealização de um sonho”, conta a apoiadora da Política Nacional de Humanização (PNH) Martha.

Vaniza Souza é mãe da menina Isabelle de 5 anos, usuária de serviços especializados. Ela conta que esta é a primeira vez que esta participando do Fórum, e percebe que ali todas as pessoas estão felizes, e se integrando com outros usuários.
A valorização da vida. É assim que define o evento  a usuária do CAPS ,há 3 anos Maria Cecília Borre Malmann de 56 anos.  “Antes eu não tinha vontade de viver, tentei suicídio, mas vi que estava fazendo minha família sofrer, e eu não queria isto. Então procurei o serviço de atenção psicossocial e hoje estou aqui aproveitando este maravilhoso dia, e é assim que estou vivendo a minha vida, ao lado dos meus filhos e do meu marido que por sinal me dão muito apoio” conta emocionada.
Para finalizar esta comemoração dos 15 anos do Fórum de Saúde Mental houve o baile, onde todas as pessoas puderam se divertir e dançar. “Agora só nos resta esperar o encontro do ano que vem!” conta Maria Cecília.















SHOW DE TALENTOS


















Videos do show de talentos











Nenhum comentário:

Postar um comentário