terça-feira, 18 de outubro de 2011

SEMANA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO DISCUTE A ALTA DOS PREÇOS DOS ALIMENTOS


Acontecerá nesta quarta-feira (19-10) no Anfiteatro da Universidade de Santa Cruz, palestras em comemoração à Semana Mundial da Alimentação 2011. O tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) é a “Alta dos preços dos alimentos: da crise à estabilidade”. O evento terá início às 13h30min às 17h30min, a entrada é franca. 
Este encontro é promovido pela 13ª Coordenadoria Regional da Saúde com o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

SOBRE A SEMANA
A celebração é promovida em todo o mundo FAO. O tema escolhido para este ano visa esclarecer o assunto e o que pode ser feito para atenuar seu impacto sobre populações mais vulneráveis.
No Brasil, todos os anos a data é celebrada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) juntamente com parceiros, órgãos públicos e privados e entidades da sociedade civil. Neste ano, em todo o país, acontecerão atividades, consolidando a Semana Mundial da Alimentação.
Preços dos alimentos - Variações nos preços dos alimentos, em especial a alta de preços, representam uma séria ameaça para a segurança alimentar e nutricional dos países em desenvolvimento. As populações carentes são as mais seriamente atingidas. De acordo com o Banco Mundial, entre 2010 e 2011, o aumento do preço dos alimentos deixou quase 70 milhões de pessoas na pobreza extrema em todo o mundo.
A FAO realiza anualmente o Dia Mundial da Alimentação em 16 de outubro. Trata-se do dia em que a organização foi fundada, em 1945. Entre os objetivos dessa ação, está o incentivo a uma maior atenção à produção agrícola em todos os países, estimular a cooperação econômica e técnica entre países em desenvolvimento, além de promover o sentimento de solidariedade nacional e internacional na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza.

PROGRAMAÇÃO:
13h30min às 14h – Cesta Básica Nacional em Santa Cruz do Sul
Prof. Silvio Cezar Arend – economista, Professor e Vice Coordenador do Programa de Doutorado em Desenvolvimento Regional.
14h10min às 15h10min – O Direito Humano à Alimentação Adequada
Prof. Irio Luiz Conte – Presidente da Rede Internacional de Informação e Ação pelo Direito Humano à Alimentação. Professor e Coordenador de cursos no Projeto REDESAN, membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
15h15min Às 16h – Fome – obesidade – desperdício: não alimente este problema
Letícia Eifler – Nutricionista. Especialista em Nutrição Clínica, Programa SESI Cozinha Brasil - RS.
16h10min às 17h - Obesidade e Infertilidade: Implicações Metabólicas, Hormonais e Manejo Nutricional.
Geórgia Becker - Nutricionista, Especialista em Fisiologia do Exército  (UFRGS), Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), Doutoranda em Medicina: Ciências Médicas (UFRGS)




Nenhum comentário:

Postar um comentário